quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Interior Fechado – reportagem de Eduarda Freitas


Em pleno Douro Vinhateiro, a aldeia de São Mamede de Ribatua, com 700 habitantes, perdeu a escola, a extensão de saúde e os bombeiros. É apenas um exemplo, entre tantos outros, de aldeias do interior onde há cada vez menos comércio e equipamentos sociais que ajudem a prender os habitantes à terra. Reportagem de Eduarda Freitas com sonorização de José Borges.








VIAGEM AO CENTRO DA MINHA TERRA


Reportagem a não perder, na sexta-feira, dia 20 de Abril, sobre o concelho de Alijó, falando também de
S. Mamede de Ribatua...
sexta-feira, dia 20 de Abril, às 21:00h






Alijó | Passa na RTP1, dia 27 de Abril, às 21,45m


|Alijó, terra do “Néctar dos Deuses”. O concelho, inserido na Região Demarcada do Douro, é delimitado geograficamente pelos rios Douro, Tua, Tinhela e Pinhão e pelas “montanhas transmontanas”, com uma área aproximadamente de 300 Km2 recheada de vinhedos em socalcos e paisagens verdejantes. 


|Venham passear connosco até ao Coração do Douro.
MARIA CÂNDIA CARVA, 72 anos, natural de Alijó, Fotógrafa reformada
Encontramos a Maria no centro de Alijó, fotógrafa nascida e criada em Alijó. Viveu em África, mas voltou às suas raízes onde se afirmou como fotógrafa, profissão herdada do seu pai. 
CELSO PEREIRA, 55 anos, natural de Angola, Enólogo
Conhecemos o Celso num passeio por um vale do Douro, onde nos conta o seu percurso e ligação a Alijó. 
RONALD WEUSTINK, 49 anos, natural da Holanda, Gestor hoteleiro
Em passeio pela aldeia de Provesende, Ronald conta-nos o seu percurso de vida, a sua paixão pelo Douro e pelo vinho do Porto e a adaptação a uma nova realidade tornada mais fácil pela hospitalidade portuguesa. 
PEDRO REI ALVES, 29 Anos, natural de Boticas, Padre
Vemos uma placa que diz residência do pároco. Pedro apresenta a sua casa. Para quem cresceu num seminário habituado a viver com tudo atafulhado não era preciso tanto
ANDRÉ MARINHO, 18 anos, natural de S. Mamede de Ribatua, Estudante de música
André conta-nos a sua origem rural. Um dia um amigo desafiou-o a ir com ele estudar música para Mirandela. E lá foi ele, aos 12 anos, atrás de um sonho. 


Despedimo-nos mais uma vez em festa, sempre bem acompanhados e com excelentes iguarias regionais de Alijó, a terra do “Néctar dos Deuses”.