VISITANTES

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Funicular pode ser alternativa à ferrovia no Tua - JN (03/10/2010)

Barco também pode substituir linha submersa pela barragem.

 

Um funicular entre a foz do rio Tua e a barragem, uma travessia fluvial e o aproveitamento da linha ferroviária não submersa constituem um dos planos alternativos de mobilidade à Linha do Tua proposto pelo Governo. A viabilidade está em estudo.

Esta foi uma das ideias que estiveram em cima da mesa, ontem, no Museu do Côa, na primeira reunião a juntar todas as partes interessadas no processo de construção da barragem do Tua, entre Carrazeda de Ansiães e Alijó, mas que abrange também os concelhos de Murça, Vila Flor e Mirandela.

A criação do aproveitamento hidroeléctrico vai submergir os últimos 16 quilómetros da via-férrea, cortando definitivamente a ligação por comboio entre a Linha do Douro e Mirandela. Ontem, os cinco autarcas voltaram a reivindicar a uma só voz a criação de uma agência de desenvolvimento regional e uma alternativa de mobilidade à linha do Tua.

"As propostas que estão em cima da mesa agradam aos autarcas, resta saber a sua viabilidade financeira, quer na vertente de investimento quer na de funcionamento", sintetizou no final do encontro, o secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, realçando a hipótese do funicular, que a ser realidade iria ter cerca de dois quilómetros de extensão, e da travessia do vale em barco até à estação da Brunheda.

Para os autarcas, todas as possibilidades estão em aberto. "Pode ser o modelo A, B ou C. O que nós queremos é que satisfaça a mobilidade diária das populações e que seja atractivo do ponto de vista turístico", sublinhou o edil de Alijó, Artur Cascarejo, falando em nome dos cinco.

Humberto Rosa também deixou claro que a agência de desenvolvimento regional reivindicada pelos presidentes de Câmara "vai mesmo existir". E está mesmo "esperançado" que tal venha a ser uma realidade ainda este ano.

Esta agência é vista pelos cinco presidentes de câmara como fundamental para "mudar o paradigma da construção de barragens". "Que não seja apenas um investimento virado para o aproveitamento hidroeléctrico, mas que também promova a coesão territorial e o desenvolvimento económico das populações afectadas", vincou Cascarejo.



FONTE:
 Jornal de Noticias (03-11-2010)



segunda-feira, 1 de novembro de 2010

GRUPO DRAMÁTICO RIBATUENSE SUBIU AO PALCO DO TEATRO MUNICIPAL DE ALIJÓ

Grupo Dramático Ribatuense, no Auditório Municipal de Alijó.
Tratou-se do regresso ao Palco de Alijó, de um dos mais antigos grupos de teatro do Concelho. O Dramático Ribatuense, conta com largas dezenas de anos de tradição na arte dramática e, São Mamede de Ribatua, sempre foi conhecida pelas encenações que realizava, especialmente pela época das suas festas populares. Desta feita, o Grupo trouxe duas pequenas comédias a Alijó. A peça “Uns Comem os figos…” trata dos amores e desamores de Laura que é vítima de um casamento arranjado por sua tia, com um primo rico da província. O pretendente tem, no entanto, tanto de rico como de ridículo. Vale a esta situação a intervenção sábia da criada, para que tudo se resolva de acordo com os desejos da noiva contrariada. Quanto à peça “Uma casa de doidos”, torna-se rocambolesca a vontade de um escritor que procura material para escrever uma “obra-prima” num hospital psiquiátrico. Contudo, sem o saber, entra numa casa de família e as situações cómicas sucedem-se até à descoberta do mal-entendido. Mais uma vez, o Teatro Auditório recebeu o Grupo Dramático Ribatuense para um serão agradável, contando para o efeito com uma plateia que compôs a sala para aplaudir estes artistas amadores, que não deixam morrer a tradição da arte da representação no Concelho de Alijó.


FONTE:
http://www.cm-alijo.pt/noticia/149

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

"UMA ALDEIA FELIZ" - ALGUMAS FOTOS

 Foto 1 - O Rio Douro, uma das mais belas paisagens que podem ser vislumbradas em S. Mamede de Ribatua.

 Foto 2 - Largo do Pelourinho.

 Foto 3 - Poço da Ponte.

 Foto 4 - Rio Douro.

 Foto 5 - A Foz do Rio Tua e a Ponte Ferroviária..

Foto 6 - Rio Tua.

Foto 7 - Vale do Rio Tua.

Foto 8 - Jardim das Laranjeiras.

Foto 9 - Barco Rabelo.

Foto 10 - Vista panorâmica da aldeia de S. Mamede de Ribatua.

Foto 11 - Escultura do Prof. Escultor Laureano Ribatua.

 Foto 12 - Encruzinhada das "canelhas".

 Foto 13 - Vista panorâmica.

Foto 14 - Pombal.

Foto 15 - Escultura do Prof. Escultor Laureano Ribatua.

 Foto 16 - Pinheiro Manso.

 Foto 17 - Capela de Nosso Senhor do Calvário.

Foto 18 - Fogueira de Natal.

Foto 19 - S. Mamede de Ribatua debaixo de neve. 

Foto 20 - Casa da Obra.

 Foto 21 - Os patos do Celestino "invadem" o Ribeiro.

Foto 22 - Jardim das Laranjeiras.

Foto 23 - Relevo escultórico dedicado à bicentenária Banda Filarmónica de S. Mamede de Ribatua, do Prof. Escultor Laureano Ribatua.

 Foto 24 - Relevo escultórico dedicado à bicentenária Banda Filarmónica de S. Mamede de Ribatua, do Prof. Escultor Laureano Ribatua.




 Foto 25 - Rio Tua.

 Foto 26 - S. Mamede numa noite de Luar.

 Foto 27 - Jazigo da família Teixeira Lopes..

Foto 28 - Barco Rabelo, no Ribeiro.

Foto 29 - As sombras no Vale do Rio Tua.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Romaria de S. Mamede de Ribatua

Realiza-se, entre os dias 3 a 6 de Setembro a Romaria em honra de Nossa Senhora das Graças e Santa Eufémia, na freguesia de S. Mamede de Ribatua. Uma das últimas festas do concelho de Alijó, conta com o estatuto de Romaria à já muitas décadas.

Como não pode deixar de ser, o cartaz deste ano é rico e variadissimo, e não vai faltar a festa e a diversão!!!

~


Vem divertir-te nesta festa, pois é a despedida do Verão...Aparece!!!

II SEMANA CULTURAL - 2010

Como era de esperar, este evento foi novamente um grande sucesso, pois contou com muito público que com intusisamo aplaudiram todos os grupos que pisaram o palco deste evento.

Desde já, a direcção agradece profundamente a todos os que, directa ou indirectamente colaboraram e deste modo tornaram possivel o grande sucesso deste evento. Um agradecimento especial a todas as pessoas que cederam os diversos objectos que e encontram na exposição, que estará patente no Auditório da Banda Filarmónica de S. Mamede de Ribatua até ao dia 6 de Setembro.

Para finalizar, um agradecimento muito especial a todos os grupos que estiveram presentes nesta edição da Semana Cultural. Sem eles a festa não era possivel. Ao Grupo Coral de Ribatua, aos Band'Alheira, aos Quina de Copos, aoss 9 Dixie Notes, à Orquestra Ligeira de Moimenta da Beira, aos 100 Nome's, ao Grupo de Cantares "Os Medroenses" e ao Cristiano Pereira, que animaram as 4 noites deste evento, votos de muito sucesso e o nosso muito obrigado!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

CARTAZ II SEMANA CULTURAL 2010

E foi com um grande concerto da Banda Filarmónica de S. Mamede de Ribatua, que foi apresentado o Cartaz da II SEMANA CULTURAL 2010.
Neste concerto, pode ouvir-se:

Fanfare Overture, de Lino Guerreiro;
Fate of the Gods, de Steven Raineke;
West side Story, arr. Naohiro Iwai;
Hard Rock Hallelujah,
Selecção QB, de Luis Cardoso;
Canções da Tradição, de Luis Cardoso



segunda-feira, 2 de agosto de 2010

CONCERTO DE APRESENTAÇÃO DO CARTAZ DA II SEMANA CULTURAL 2010

QUINTAS À NOITE NO ANFITEATRO DAS PISCINAS DE ALIJÓ

É já nesta Quinta-Feira, dia 5 de Agosto, que vão actuar, no âmbito do evento "Quintas à Noite", promovido pelo pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Alijó, o "GRUPO CORAL DE RIBATUA - ASSOCIAÇÃO DA CULTURA E DA FESTA", o Grupo "100 NOME'S" e ainda os "PHENOMENOUS BAND".

Todos estes grupos são da freguesia de S. Mamede de Ribatua, pelo que todos temos que estar orgulhosos pela sua actuação. Deste modo, temos que os apoiar, assistindo aos seus concertos...