segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
TEMPORADA DE MÚSICA ANTIGA NO DOURO PASSA POR S. MAMEDE DE RIBATUA
A Turel/TCR – Desenvolvimento e Promoção do Turismo Cultural e Religioso e a Câmara Municipal de Alijó, proporcionaram aos habitantes do Concelho, um concerto magnífico, com o jovem Coro de Câmara Mezza-Voce. Esta iniciativa inserida no projecto “Douro Religioso: Visitar, Conhecer e Reconhecer”, visa aprofundar o conhecimento sobre o património religioso do Douro, material e imaterial, conjugado com a promoção turística da região. Este projecto iniciou-se em Outubro e contará com 18 concertos até ao seu termo no dia 23 de Abril, passando por locais emblemáticos da região. O concerto do passado dia 02 é um desses casos. Decorrido na igreja matriz de São Mamede de Ribatua, local frequentemente disponibilizado para concertos, recebeu o Coro de Câmara Mezza-Voce. Este coro, muito jovem, formado no início de 2010, revelou muita maturidade apesar da sua jovem idade. Aposta na transmissão e partilha da música erudita e possuem um reportório bastante diversificado, ligado à história da música erudita ocidental. Da sua actuação em São Mamede, destaque para a música litúrgica ali interpretada.
FONTE:
quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
PALCO DE ALIJÓ RECEBEU CONCERTO DE NATAL
Como tem sido hábito, o Município de Alijó promoveu um concerto de Natal, e desta feita, com dois ícones do Município, as bandas de Musica de Carlão e São Mamede de Ribatua. Mais uma vez, estes dois conjuntos conseguiram atrair centenas de pessoas para aquilo que todos já sabiam, iria ser um excelente espectáculo. A primeira actuação coube à Banda de São Mamede de Ribatua que, com uma formação bastante jovem, providenciou um concerto composto por temas muito diversificados e de várias épocas e que contou ainda com uma área de uma ópera e um solo de violino. A segunda actuação da tarde coube à Banda de Carlão. Esta colectividade, composta por cerca de 60 elementos, trouxe ao Auditório um programa bastante enérgico, que à semelhança da banda que a precedeu, agradou aos espectadores que se deslocaram na tarde de Domingo àquele espaço cultural. No final, o Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara municipal de Alijó entregou uma lembrança a cada direcção das Bandas, de modo a recordar mais este memorável espectáculo, formulando votos de Bom natal e de um próspero Ano Novo.

FONTE:
http://www.cm-alijo.pt/noticia/164
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
MARCHA DE S. MAMEDE DE RIBATUA
REFRÃO
S. Mamede de Ribatua
Terra tão linda e divinal
Tem belezas naturais
Que em poucas partes
Se encontram iguais
I
Embalada pelo murmúrio
Do ribeirinho
Que canta e ri
Muito saltitante
De pedra em predra
Vai ao encontro
Do rio Tua
Que lhe sorri
II
O rio Tua
Meiogo e sereno
Recebe o amigo
Sempre a cantar
De mãos unidas
Vão caminhando
Para beijar
A foz do Porto
O velho mar
III
O mar revolto
Na sua ira
Aqueda as ondas
Para os receber
Maravilhados dessa grandeza
Pois é nessa mansão
Que eles vão viver!
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
CARTAZ DAS COMEMORAÇÕES D0 211º ANIVERSÁRIO
BANDA FILARMÓNICA DE S. MAMEDE DE RIBATUA
É no dia 8 de Dezembro de 2010 que esta Banda Filarmónica comemora mais um aniversário...211 anos sem nunca ter interrompido funções são muitos anos....
À semelhança dos anos anteriores, no dia 8 será realizada a missa em honra de todos os músicos, sócios, maestros e benfeitores falecidos desta filarmónica. As comemorações prolongam-se no sábado, com um grande concerto. Primeiro, pelas 15:30h, o Grupo Coral Brigantino e depois a Banda Filarmónica de S. Memede de Ribatua.
Fica aqui o cartaz destas comemorações...
terça-feira, 9 de novembro de 2010
MAMEDE DE CESAREIA - O MÁRTIR
S. Mamede, santo mártir nasceu na Capadócia(1). Filho de Teódoto e Rufina, família muito nobre, que foi denunciada e perseguida por propagarem o cristianismo. A sua mãe, Rufina, deu à luz prematuramente, falecendo logo de seguida, ao ver o seu marido, Teódoto, falecer no cárcere(2).
Deste modo, Mamede ficou entregue aos cuidados de Amia, virtuosa dama de Cesareia(3), que o adoptou e educou dentro dos mais profundos preceitos morais e religiosos.
Desde muito novo Mamede demonstrou uma grande inteligência, tendo apenas alcançado o dom da palavra aquando do baptismo, que se realizava aos cinco anos de idade. Comunicando fluentemente, afirmava: “O meu nome, que me foi revelado por um anjo, será Mamede”.
Assim cresceu, instruindo-se com prestigiados mestres em letras e cultura religiosa, numa sociedade paganizada, onde as autoridades incentivavam as perseguições anticristãs. Aos doze anos, era já admirado e estimado por todos. Aproximava-se dos companheiros da sua idade e ensinava-lhes as verdades da fé, conduzindo-os também ao baptismo e iniciando-os aos cumprimentos dos mandamentos de Deus e à prática das boas virtudes.
No ano 270, o Imperador Lúcio Domicio Aureliano, mandou que Demócrito, sucessor de Alexandre I, anterior governante da região, colocasse coleiras de ferro em Mamede levando-o assim ao Imperador para que renunciasse às suas ideias e se sacrificasse aos ídolos, tendo este conformado a sua devoção a Cristo e guardando a sua fé até à morte. O Imperador, enfurecido e humilhado com a firmeza e destreza daquele homem, ordenou contra ele, as mais cruéis torturas, tendo sido submetido ao suplicio da flagelação: vergastearam o seu corpo com varas, ferros, espinhos e correias; apedrejamento e aplicação de lâminas incandescentes sobre as suas feridas. A resignação deste mártir era sem limites.
Exasperado, o tirano Imperador, ordenou que o afogassem no Rio Karassou, que banhava Cesareia. No instante em que se afogava, e para espanto de todos, viram-no erguer-se das águas, sendo transportado pela mão de Deus, até ao Monte Algeo(4), pondo-o a salvo da ira de Aureliano.
Viveu durante, dois anos, como eremita, solitário nas florestas do Monte Algeo, onde nenhum Ser Humano se atrevia a visitar. Passava os dias em orações e convivia apenas com os animais da floresta. Tinha a virtude de domar as feras selvagens e habitar com elas. Frequentemente, vestido com peles e disfarçado de pastor, descia até Cesareia para o trabalho Apostólico, chegando a doutrinar quarenta jovens.
Numa dessas ocasiões (decorria o ano de 275), Alexandre II, mandou prender Mamede e com ele os 40 jovens cristãos. Foram atirados ao cárcere. Todos os dias, eram visitados por um anjo, que lhes levava mel e leite para se alimentarem.
Por inspiração de Deus, Mamede abriu as portas do cárcere, dando a liberdade aos seus discípulos, não querendo porém ir com eles. Levado à presença do governante, recusou sacrificar-se a Apolo, e foi injustamente condenado à morte. Alexandre II, determinado a destruir aquele que considerava inimigo do Império, ordenou que acendessem uma fornalha e o atirassem para lá. Mamede, fez o Sinal-da-Cruz, quando o colocavam na fornalha, ali permanecendo durante três dias e três noites, inteiramente ileso, entre as chamas, dando Graças a Cristo.
Foi então enviado para um grande anfiteatro, e atirado aos animais, para que fosse devorado por eles: primeiro um Urso e depois um Leopardo. O Urso deitou-se aos seus pés e o Leopardo colocou as patas dianteiras sobre os seus ombros, lambendo-lhe a face.
Finalmente, atiraram-no a dois Leões enfurecidos, mas as feras deixaram-no intacto.
Alexandre II, cheio de despeito por ter sido vencido pela fé daquele jovem, ordenou que lhe abrissem o abdómen com um ferro tridente. As vísceras saíram do seu corpo e todos julgaram que Mamede estaria já morto. Passado algum tempo, ele conseguiu recolher as entranhas, erguendo-se e apoiando-se num cajado, caminhou até ao Monte Algeo. Aí, entregou a sua alma a Deus, recebendo a sua coroa da Glória.
Foi sepultado perto de Cesareia, no ano de 275. A sua fama espalhou-se pelo Oriente, Capadócia e Sicília até à Síria. Cognominado de “o grande mártir”, o culto em sua honra espalhou-se por toda a cristandade.
No martírio Romano, regista-se esse elogio, na data em que se celebra a sua memória: “17 de Agosto, em Cesareia da Capadócia – Entrada no Céu de São Mamede, filho de Teódoto e Rufina”.
S. Mamede figura entre os santos curadores, talvez pela sua associação ao suplício das entranhas dilaceradas. O Santo Mártir, é lembrado na cura dos males do aparelho digestivo e alivio das dores internas, inclusive o parto.
Resumidamente, Mamede foi um propagador da Mensagem Apostólica de Jesus Cristo, tendo sido perseguido e martirizado. Foi posteriormente santificado, sendo padroeiro de inúmeras comunidades espalhadas por todo o Mundo, tal como na nossa aldeia de S. Mamede de Ribatua.
Algumas referências associadas ao Mártir S. Mamede:
• S. Mamede – cidade no Paraíba (Brasil);
• S. Mamede – freguesia no concelho de Évora;
• S. Mamede – freguesia no concelho da Batalha;
• S. Mamede – freguesia no concelho de Lisboa;
• S. Mamede de Coronado – freguesia no concelho da Trofa;
• S. Mamede de Escariz – freguesia no concelho de Vila Verde;
• S. Mamede de Este – freguesia no concelho de Braga;
• S. Mamede de Infesta – freguesia no concelho de Matosinhos;
• S. Mamede de Negrelos – freguesia no concelho de Santo Tirso;
• S. Mamede de Recezinhos – freguesia no concelho de Penafiel;
• S. Mamede de Ribatua – freguesia no concelho de Alijó;
• Azinheira dos Barros e S. Mamede do Sódão – freguesia no concelho de Grândola;
• Batalha de S. Mamede – batalha travada em 1128, entre os partidários de Afonso Henriques e as tropas da sua mãe, Teresa de Leão;
• Igreja de S. Mamede – igreja situada em Évora;
• Igreja de S. Mamede – igreja situada em Lisboa;
• Igreja de S. Mamede – igreja situada em S. Mamede de Ribatua.
___________________________________________________________________
Referências:
(1) – Capadócia: é uma região histórica e turística da Anatólia Central, situada na Turquia.
Em muitos mapas, o nome da Capadócia não é mencionado, uma vez que não corresponde a qualquer demarcação política.
(2) – Cárcere: actualmente denomina-se por prisão.
(3) – Cesareia: localiza-se na Costa do Mediterrâneo, a meio do caminho entre Tel Aviv e Haifa.
(4) – Monte Algeo: é um antigo vulcão, já extinto, na Turquia, situado na Anatólia Central, a cerca de 25km de Cesareia.
O seu cume mais alto, situa-se a uma altitude de 3916m, e é a montanha mais alta de região, ocupando uma área de 1300km2.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
























