terça-feira, 19 de abril de 2011
segunda-feira, 18 de abril de 2011
PASSEIO NO TUA JUNTOU CERCA DE 80 PARTICIPANTES
À semelhança de outros locais onde estão a ser construídas e projetadas barragens, designadamente no Sabor, estas duas instituições acharam que seria necessário desenvolver esta atividade de pedestrianismo, com o intuito de levar as pessoas a (re)descobrir a paisagem do Vale do Tua. Como é sabido, com a construção da barragem de Foz Tua, o vale vai ser parcialmente submerso. Esta foi a forma encontrada pelas entidades locais para levar as pessoas a realizar uma última visita ao vale que sempre conheceram, mas que vai agora encetar uma viragem para um futuro de desenvolvimento regional, nomeadamente com a criação de muitos postos de trabalho, benefícios nos impostos locais (derrama) e o surgimento de uma Agência de Desenvolvimento Regional, que pretende investir no terreno contrapartidas cedidas pela EDP, pela instalação da Barragem na Foz do rio Tua. No que diz respeito a este passeio, a concentração deu-se às 8.30h da manhã de domingo, junto à ponte rodoviária que liga o distrito de Vila Real ao de Bragança. Ali, os participantes seguiram de autocarro até à aldeia de Castanheiro. Seguiu-se uma caminhada desde a aldeia até à foz do rio Tua. Passámos por estações abandonadas, encerradas com portas de betão, denotando a falta de uso a que a diminuição da população nesta região as votou. Passámos por encostas arrepiantes, vertiginosas e plenas de beleza. Observámos um rio impetuoso que serviu moinhos que já só possuem a carcaça de tempos passados. No final da caminhada, os participantes eram unânimes e todos diziam que o tempo tinha sido bem empregue na descoberta do vale e no registo na memória de cada um desta jornada.
quinta-feira, 14 de abril de 2011
BARRAGEM DE FOZ TUA
O aproveitamento de Foz Tua situa-se no rio Tua, afluente da margem direita do rio Douro, a cerca de 1,1 km da confluência destes dois rios. A barragem está situada no concelho de Alijó - distrito de Vila Real (encontro da margem direita) e no concelho de Carrazeda de Ansiães - Distrito de Bragança (encontro da margem esquerda). A sua albufeira abrangerá ainda os concelhos de Murça, Vila Flor e Mirandela.
Este aproveitamento será constituído por um só escalão com uma cota de exploração de 170 metros. Na central hidroeléctrica está previsto instalar dois grupos reversíveis com uma potência total de 255 MW. O valor do investimento estimado para a construção da central e das respectivas infra-estruturas hidráulicas é de cerca de 300 milhões de euros.
Este aproveitamento será constituído por um só escalão com uma cota de exploração de 170 metros. Na central hidroeléctrica está previsto instalar dois grupos reversíveis com uma potência total de 255 MW. O valor do investimento estimado para a construção da central e das respectivas infra-estruturas hidráulicas é de cerca de 300 milhões de euros.
- INFORMAÇÃO TÉCNICA
- Início da obra: 2010
- Entrada em serviço: 2014
- Dono da obra: EDP Produção
- Projectista/Gestor/Projecto: EDP Produção
- Número máximo de trabalhadores: 1000
- - CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
- Investimento e Incorporação Nacional
- Armazenamento útil: 66 x 10e6 m3
- Potência: 2 x 127 MW
- Produção líquida anual: 275 GWh
- Emissões CO2 evitadas/ano: 470 kt1
- Investimento: 300 M€
- Incorporação nacional: 80%
- - DESENHOS TÉCNICOS
- LOCALIZAÇÃO
- ANTEVISÃO
- INICIATIVAS
Associado ao novo aproveitamento hidroeléctrico de Foz Tua, onde o processo de Avaliação de Impacte Ambiental está concluído, está previsto um conjunto de medidas de curto, médio e longo prazo que permitam a minimização e uma compensação efectiva dos impactes negativos identificados e quantificados.
A implementação das medidas definidas para a protecção da fauna e flora iniciam na fase de construção do aproveitamento e prolongar-se-á durante a sua exploração.
O que se está fazer?
Relativamente ao Aproveitamento Hidroeléctrico de Foz Tua, o Estudo de Impacte Ambiental, prevê as seguintes medidas de minimização e compensatórias:
Medidas de Minimização:
- Minimização da construção de infra-estruturas de obra e pisoteio do leito de cheias;
- Plano de desmatação que o limite à cota de NPA - nível de pleno armazenamento, oriente os acessos evitando afloramentos rochosos, bosquetes densos e linhas de água e planei os trabalhos de jusante para montante e das cotas mais baixas para as cotas mais altas;
- Renaturalização as áreas de estaleiro e de implantação de acessos temporários, através de plantações apropriadas, após conclusão da obra.
- Salvaguarda e sinalização das áreas importantes para a fauna no local de obra;
- Acções de sensibilização ambiental dos trabalhadores das obras de construção do aproveitamento;
- Prevenção da contaminação de linhas de água;
- Protecção da galeria ripícola;
- Criação de terraços de sedimentação artificiais, de modo a facilitar a permanência de diversos taxa característicos do ecossistema aquático.
Medidas Compensatórias:
- Desenvolvimento de um sistema de micro reservas em leitos de cheias na parte nacional da bacia hidrográfica do rio Douro;
- Desenvolvimento de uma rede de, pelo menos, uma reserva integral de bosque misto de Querci e Juniperus;
- Restauração do habitat 9560 "Florestas endémicas de Juniperus spp" numa área a definir ao nível do RECAPE, numa área mínima de 5 ha;
- Restauração e gestão para a conservação de 10 ha do habitat "Bosques edafo-higrófilos de Celtis australis".
- Preservação de uma área de características idênticas à área afectada e sua eventual integração no Sistema Nacional de Áreas Protegidas;
- Criação de abrigos artificiais para morcegos;
- Melhoramento da galeria ripícola;
- Criação de zonas com vegetação palustre;
- Criação de áreas de protecção para aves;
- Reforço da vegetação ripícola nas linhas de água adjacentes à albufeira;
- Promoção dos habitats da verdemã;
- Promoção da espécie Margaritifera margaritifera;
- Promoção da migração das espécies diádromas;
O investimento, de 305 milhões de euros, criará cerca de 4.000 postos de trabalho, diretos e indiretos
A EDP dá, hoje, início às obras da barragem de Foz Tua, com a assinatura do contrato de construção, adjudicado ao agrupamento de empresas Mota-Engil/Somague/MSF. O projeto envolve um investimento de 305 milhões de euros, contribuindo para a criação de 4.000 postos de trabalho, 1.000 dos quais diretos, ao longo dos próximos cinco anos. Foz Tua começará a produzir energia em 2015.
A barragem de Foz Tua situa-se no troço inferior do rio Tua, próximo da sua confluência com o rio Douro, abrangendo os concelhos de Murça e Alijó, do distrito de Vila Real, e os concelhos de Mirandela, Vila Flor e Carrazeda de Ansiães, do distrito de Bragança.
O aproveitamento de Foz Tua foi objeto do 1.º concurso público lançado pelo Instituto da Água (INAG), no âmbito do Plano Nacional de Barragens de Elevado Potencial Hidroelétrico. Com uma potência instalada de 251 MW, a produção média bruta de Foz Tua será de 585 GWh/ano, a que corresponde uma produção média líquida de 275 GWh/ano.
A barragem de Foz Tua situa-se no troço inferior do rio Tua, próximo da sua confluência com o rio Douro, abrangendo os concelhos de Murça e Alijó, do distrito de Vila Real, e os concelhos de Mirandela, Vila Flor e Carrazeda de Ansiães, do distrito de Bragança.
O aproveitamento de Foz Tua foi objeto do 1.º concurso público lançado pelo Instituto da Água (INAG), no âmbito do Plano Nacional de Barragens de Elevado Potencial Hidroelétrico. Com uma potência instalada de 251 MW, a produção média bruta de Foz Tua será de 585 GWh/ano, a que corresponde uma produção média líquida de 275 GWh/ano.
Foz Tua e os restantes 11 projetos de expansão hídrica da EDP totalizam 3 500 MW, um reforço de capacidade de 76% face ao atual parque hidroelétrico do Grupo. Esta aposta na energia hídrica, endógena e renovável implica investimentos próximos de 3 200 milhões de euros, gerando cerca de 35 000 postos de trabalho diretos e indiretos.
Agência de Desenvolvimento e projeto de mobilidade do Tua
Com o objetivo de valorizar recursos endógenos e aproveitar oportunidades geradas pelo Aproveitamento Hidroelétrico de Foz Tua, será criada a Sociedade de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua. A nova entidade terá participação dos Municípios de Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor e vai concretizar projetos considerados estruturantes para a região.
Relativamente à linha do Tua, desativada entre a barragem e a estação de Brunheda, será desenvolvido um Projeto de Mobilidade, com um sistema multimodal. Serão implementados dois sistemas complementares de mobilidade, um destinado à mobilidade quotidiana e outro com finalidade turística.
Para este efeito, a EDP disponibilizará um montante máximo de 10 M€ destinado a alavancar o financiamento global das ações-âncora do projeto, cuja solução contempla:
i) A utilização do troço de via-férrea entre a Estação da Foz do Tua e a base da barragem;
ii) Um funicular entre a base da barragem e o seu coroamento;
iii) O transporte fluvial entre a barragem e Brunheda e a construção de embarcadouros;
iv) A qualificação da infraestrutura ferroviária a partir de Brunheda.
O serviço multimodal do Tua deverá ser explorado em regime de concessão.
i) A utilização do troço de via-férrea entre a Estação da Foz do Tua e a base da barragem;
ii) Um funicular entre a base da barragem e o seu coroamento;
iii) O transporte fluvial entre a barragem e Brunheda e a construção de embarcadouros;
iv) A qualificação da infraestrutura ferroviária a partir de Brunheda.
O serviço multimodal do Tua deverá ser explorado em regime de concessão.
Perfil Técnico:
• Barragem em betão, do tipo abóbada de dupla curvatura, com 108 m de altura máxima e 275 m de desenvolvimento de coroamento, localizada a cerca de 1100 m da foz do rio Tua, dispondo de um descarregador de cheias inserido no corpo da barragem, equipado com comportas, de uma descarga de fundo e de um dispositivo para libertação de caudal ecológico;
• Central subterrânea em poço, equipada com dois grupos reversíveis, localizada na margem direita, cerca de 500 m a jusante da barragem, com um edifício de descarga e comando situado à superfície, numa plataforma localizada a montante do encontro direito da ponte rodoviária Edgar Cardoso que liga os concelhos de Alijó e Carrazeda de Ansiães;
• Circuito hidráulico subterrâneo, na margem direita, com uma extensão total aproximada de 700 m, constituído por dois túneis independentes, revestidos, com diâmetros interiores entre 7,5 m e 5,5 m;
• Subestação compacta para ligação à Rede Nacional de Transporte, com equipamento GIS, situada na plataforma do edifício de descarga e comando da Central.
• Central subterrânea em poço, equipada com dois grupos reversíveis, localizada na margem direita, cerca de 500 m a jusante da barragem, com um edifício de descarga e comando situado à superfície, numa plataforma localizada a montante do encontro direito da ponte rodoviária Edgar Cardoso que liga os concelhos de Alijó e Carrazeda de Ansiães;
• Circuito hidráulico subterrâneo, na margem direita, com uma extensão total aproximada de 700 m, constituído por dois túneis independentes, revestidos, com diâmetros interiores entre 7,5 m e 5,5 m;
• Subestação compacta para ligação à Rede Nacional de Transporte, com equipamento GIS, situada na plataforma do edifício de descarga e comando da Central.
• O projeto inclui também a construção das estradas de acesso ao coroamento da barragem pela margem direita, às tomadas de água e ao cais fluvial e aos bocais da restituição.
Antevisões Foz Tua

FONTE:
http://www.a-nossa-energia.edp.pt/centros_produtores/empreendimento.php?item_id=80
http://www.edp.pt/pt/media/noticias/2011/Pages/FozTuaInicioConstrucao.aspx
http://www.edp.pt/pt/media/noticias/2011/Pages/FozTuaInicioConstrucao.aspx
terça-feira, 12 de abril de 2011
ESTÁGIO E GRAVAÇÃO DE CD DA BANDA FILARMÓNICA DE S. MAMEDE DE RIBATUA
Venho, por este meio, informar que entre os dia 18 a 21 de Abril irá realizar-se um Estágio, no Auditório Municipal de Alijó, com o objectivo de preparar a gravação do CD, que se realizará nos dias 22, à noite, e dia 23 de manhâ e à tarde.
O trabalho será apresentado num concerto a realizar, no Auditório Municipal de Alijó, no dia 21, pelas 21:30h.
A Banda Filarmónica de S. Mamede de Ribatua conta com a presença de todos os ribatuenses neste concerto, pois o apoio incondicional de todos é muito importante.
E já sabem...Depois têm que adquirir o CD!!!!
O trabalho será apresentado num concerto a realizar, no Auditório Municipal de Alijó, no dia 21, pelas 21:30h.
A Banda Filarmónica de S. Mamede de Ribatua conta com a presença de todos os ribatuenses neste concerto, pois o apoio incondicional de todos é muito importante.
E já sabem...Depois têm que adquirir o CD!!!!
domingo, 3 de abril de 2011
CAMINHADA PELA LINHA DO TUA
Todos sabemos que as obras da Barragem do Tua vão arrancar brevemente, pelo menos está previsto tal acontecer, pelo que a Junta de Freguesia de S. Mamede de Ribatua irá organizar uma caminhada pela Linha do Tua, desde o Castanheiro até ao Tua.
A concentração será no Tua, no dia 10 de Abril (domingo), pelas 08:00h, e o transporte até lá será por conta própria. Do Tua ao Castanheiro, será disponibilizado um autocarro.
Para mais informações e condições, contactem a Junta de Freguesia.
A concentração será no Tua, no dia 10 de Abril (domingo), pelas 08:00h, e o transporte até lá será por conta própria. Do Tua ao Castanheiro, será disponibilizado um autocarro.
Para mais informações e condições, contactem a Junta de Freguesia.
quarta-feira, 23 de março de 2011
segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
TEMPORADA DE MÚSICA ANTIGA NO DOURO PASSA POR S. MAMEDE DE RIBATUA
A Turel/TCR – Desenvolvimento e Promoção do Turismo Cultural e Religioso e a Câmara Municipal de Alijó, proporcionaram aos habitantes do Concelho, um concerto magnífico, com o jovem Coro de Câmara Mezza-Voce. Esta iniciativa inserida no projecto “Douro Religioso: Visitar, Conhecer e Reconhecer”, visa aprofundar o conhecimento sobre o património religioso do Douro, material e imaterial, conjugado com a promoção turística da região. Este projecto iniciou-se em Outubro e contará com 18 concertos até ao seu termo no dia 23 de Abril, passando por locais emblemáticos da região. O concerto do passado dia 02 é um desses casos. Decorrido na igreja matriz de São Mamede de Ribatua, local frequentemente disponibilizado para concertos, recebeu o Coro de Câmara Mezza-Voce. Este coro, muito jovem, formado no início de 2010, revelou muita maturidade apesar da sua jovem idade. Aposta na transmissão e partilha da música erudita e possuem um reportório bastante diversificado, ligado à história da música erudita ocidental. Da sua actuação em São Mamede, destaque para a música litúrgica ali interpretada.
FONTE:
quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
PALCO DE ALIJÓ RECEBEU CONCERTO DE NATAL
Como tem sido hábito, o Município de Alijó promoveu um concerto de Natal, e desta feita, com dois ícones do Município, as bandas de Musica de Carlão e São Mamede de Ribatua. Mais uma vez, estes dois conjuntos conseguiram atrair centenas de pessoas para aquilo que todos já sabiam, iria ser um excelente espectáculo. A primeira actuação coube à Banda de São Mamede de Ribatua que, com uma formação bastante jovem, providenciou um concerto composto por temas muito diversificados e de várias épocas e que contou ainda com uma área de uma ópera e um solo de violino. A segunda actuação da tarde coube à Banda de Carlão. Esta colectividade, composta por cerca de 60 elementos, trouxe ao Auditório um programa bastante enérgico, que à semelhança da banda que a precedeu, agradou aos espectadores que se deslocaram na tarde de Domingo àquele espaço cultural. No final, o Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara municipal de Alijó entregou uma lembrança a cada direcção das Bandas, de modo a recordar mais este memorável espectáculo, formulando votos de Bom natal e de um próspero Ano Novo.

FONTE:
http://www.cm-alijo.pt/noticia/164
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
MARCHA DE S. MAMEDE DE RIBATUA
REFRÃO
S. Mamede de Ribatua
Terra tão linda e divinal
Tem belezas naturais
Que em poucas partes
Se encontram iguais
I
Embalada pelo murmúrio
Do ribeirinho
Que canta e ri
Muito saltitante
De pedra em predra
Vai ao encontro
Do rio Tua
Que lhe sorri
II
O rio Tua
Meiogo e sereno
Recebe o amigo
Sempre a cantar
De mãos unidas
Vão caminhando
Para beijar
A foz do Porto
O velho mar
III
O mar revolto
Na sua ira
Aqueda as ondas
Para os receber
Maravilhados dessa grandeza
Pois é nessa mansão
Que eles vão viver!
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
CARTAZ DAS COMEMORAÇÕES D0 211º ANIVERSÁRIO
BANDA FILARMÓNICA DE S. MAMEDE DE RIBATUA
É no dia 8 de Dezembro de 2010 que esta Banda Filarmónica comemora mais um aniversário...211 anos sem nunca ter interrompido funções são muitos anos....
À semelhança dos anos anteriores, no dia 8 será realizada a missa em honra de todos os músicos, sócios, maestros e benfeitores falecidos desta filarmónica. As comemorações prolongam-se no sábado, com um grande concerto. Primeiro, pelas 15:30h, o Grupo Coral Brigantino e depois a Banda Filarmónica de S. Memede de Ribatua.
Fica aqui o cartaz destas comemorações...
terça-feira, 9 de novembro de 2010
MAMEDE DE CESAREIA - O MÁRTIR
S. Mamede, santo mártir nasceu na Capadócia(1). Filho de Teódoto e Rufina, família muito nobre, que foi denunciada e perseguida por propagarem o cristianismo. A sua mãe, Rufina, deu à luz prematuramente, falecendo logo de seguida, ao ver o seu marido, Teódoto, falecer no cárcere(2).
Deste modo, Mamede ficou entregue aos cuidados de Amia, virtuosa dama de Cesareia(3), que o adoptou e educou dentro dos mais profundos preceitos morais e religiosos.
Desde muito novo Mamede demonstrou uma grande inteligência, tendo apenas alcançado o dom da palavra aquando do baptismo, que se realizava aos cinco anos de idade. Comunicando fluentemente, afirmava: “O meu nome, que me foi revelado por um anjo, será Mamede”.
Assim cresceu, instruindo-se com prestigiados mestres em letras e cultura religiosa, numa sociedade paganizada, onde as autoridades incentivavam as perseguições anticristãs. Aos doze anos, era já admirado e estimado por todos. Aproximava-se dos companheiros da sua idade e ensinava-lhes as verdades da fé, conduzindo-os também ao baptismo e iniciando-os aos cumprimentos dos mandamentos de Deus e à prática das boas virtudes.
No ano 270, o Imperador Lúcio Domicio Aureliano, mandou que Demócrito, sucessor de Alexandre I, anterior governante da região, colocasse coleiras de ferro em Mamede levando-o assim ao Imperador para que renunciasse às suas ideias e se sacrificasse aos ídolos, tendo este conformado a sua devoção a Cristo e guardando a sua fé até à morte. O Imperador, enfurecido e humilhado com a firmeza e destreza daquele homem, ordenou contra ele, as mais cruéis torturas, tendo sido submetido ao suplicio da flagelação: vergastearam o seu corpo com varas, ferros, espinhos e correias; apedrejamento e aplicação de lâminas incandescentes sobre as suas feridas. A resignação deste mártir era sem limites.
Exasperado, o tirano Imperador, ordenou que o afogassem no Rio Karassou, que banhava Cesareia. No instante em que se afogava, e para espanto de todos, viram-no erguer-se das águas, sendo transportado pela mão de Deus, até ao Monte Algeo(4), pondo-o a salvo da ira de Aureliano.
Viveu durante, dois anos, como eremita, solitário nas florestas do Monte Algeo, onde nenhum Ser Humano se atrevia a visitar. Passava os dias em orações e convivia apenas com os animais da floresta. Tinha a virtude de domar as feras selvagens e habitar com elas. Frequentemente, vestido com peles e disfarçado de pastor, descia até Cesareia para o trabalho Apostólico, chegando a doutrinar quarenta jovens.
Numa dessas ocasiões (decorria o ano de 275), Alexandre II, mandou prender Mamede e com ele os 40 jovens cristãos. Foram atirados ao cárcere. Todos os dias, eram visitados por um anjo, que lhes levava mel e leite para se alimentarem.
Por inspiração de Deus, Mamede abriu as portas do cárcere, dando a liberdade aos seus discípulos, não querendo porém ir com eles. Levado à presença do governante, recusou sacrificar-se a Apolo, e foi injustamente condenado à morte. Alexandre II, determinado a destruir aquele que considerava inimigo do Império, ordenou que acendessem uma fornalha e o atirassem para lá. Mamede, fez o Sinal-da-Cruz, quando o colocavam na fornalha, ali permanecendo durante três dias e três noites, inteiramente ileso, entre as chamas, dando Graças a Cristo.
Foi então enviado para um grande anfiteatro, e atirado aos animais, para que fosse devorado por eles: primeiro um Urso e depois um Leopardo. O Urso deitou-se aos seus pés e o Leopardo colocou as patas dianteiras sobre os seus ombros, lambendo-lhe a face.
Finalmente, atiraram-no a dois Leões enfurecidos, mas as feras deixaram-no intacto.
Alexandre II, cheio de despeito por ter sido vencido pela fé daquele jovem, ordenou que lhe abrissem o abdómen com um ferro tridente. As vísceras saíram do seu corpo e todos julgaram que Mamede estaria já morto. Passado algum tempo, ele conseguiu recolher as entranhas, erguendo-se e apoiando-se num cajado, caminhou até ao Monte Algeo. Aí, entregou a sua alma a Deus, recebendo a sua coroa da Glória.
Foi sepultado perto de Cesareia, no ano de 275. A sua fama espalhou-se pelo Oriente, Capadócia e Sicília até à Síria. Cognominado de “o grande mártir”, o culto em sua honra espalhou-se por toda a cristandade.
No martírio Romano, regista-se esse elogio, na data em que se celebra a sua memória: “17 de Agosto, em Cesareia da Capadócia – Entrada no Céu de São Mamede, filho de Teódoto e Rufina”.
S. Mamede figura entre os santos curadores, talvez pela sua associação ao suplício das entranhas dilaceradas. O Santo Mártir, é lembrado na cura dos males do aparelho digestivo e alivio das dores internas, inclusive o parto.
Resumidamente, Mamede foi um propagador da Mensagem Apostólica de Jesus Cristo, tendo sido perseguido e martirizado. Foi posteriormente santificado, sendo padroeiro de inúmeras comunidades espalhadas por todo o Mundo, tal como na nossa aldeia de S. Mamede de Ribatua.
Algumas referências associadas ao Mártir S. Mamede:
• S. Mamede – cidade no Paraíba (Brasil);
• S. Mamede – freguesia no concelho de Évora;
• S. Mamede – freguesia no concelho da Batalha;
• S. Mamede – freguesia no concelho de Lisboa;
• S. Mamede de Coronado – freguesia no concelho da Trofa;
• S. Mamede de Escariz – freguesia no concelho de Vila Verde;
• S. Mamede de Este – freguesia no concelho de Braga;
• S. Mamede de Infesta – freguesia no concelho de Matosinhos;
• S. Mamede de Negrelos – freguesia no concelho de Santo Tirso;
• S. Mamede de Recezinhos – freguesia no concelho de Penafiel;
• S. Mamede de Ribatua – freguesia no concelho de Alijó;
• Azinheira dos Barros e S. Mamede do Sódão – freguesia no concelho de Grândola;
• Batalha de S. Mamede – batalha travada em 1128, entre os partidários de Afonso Henriques e as tropas da sua mãe, Teresa de Leão;
• Igreja de S. Mamede – igreja situada em Évora;
• Igreja de S. Mamede – igreja situada em Lisboa;
• Igreja de S. Mamede – igreja situada em S. Mamede de Ribatua.
___________________________________________________________________
Referências:
(1) – Capadócia: é uma região histórica e turística da Anatólia Central, situada na Turquia.
Em muitos mapas, o nome da Capadócia não é mencionado, uma vez que não corresponde a qualquer demarcação política.
(2) – Cárcere: actualmente denomina-se por prisão.
(3) – Cesareia: localiza-se na Costa do Mediterrâneo, a meio do caminho entre Tel Aviv e Haifa.
(4) – Monte Algeo: é um antigo vulcão, já extinto, na Turquia, situado na Anatólia Central, a cerca de 25km de Cesareia.
O seu cume mais alto, situa-se a uma altitude de 3916m, e é a montanha mais alta de região, ocupando uma área de 1300km2.
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
NOVO WEBSITE DE S. MAMEDE DE RIBATUA
Boa tarde a todos.
Dado que não existe nenhum website, ou os que existem não são actualizados à muito tempo, decidi criar um, desta grande "aldeia feliz"... Deste modo, informo que o link é: http://smamederibatua.pt.vu/.
Informo também, que serão colocadas publicações no blog e no novo website, dado que um complementará o outro, pelo que deverão consultar os dois...
Já agora, para tirarem algumas dúvidas ou informações, ou até enviarem textos e fotos para publicação, crieu também um email, que é smamederibatua@hotmail.com.
Visitem o novo website!!!
BIOGRAFIA DE JOSÉ JOAQUIM TEIXEIRA LOPES
TEIXEIRA LOPES - PAI
1837-1918
- ESCULTOR E CERAMISTA -
Membro destacado da ilustre família Teixeira Lopes, cujos artistas, como dizia Luís de Camões “por obras valorosas se vão da lei da morte libertando”, merece toda a nossa admiração.
O escultor nasceu em S. Mamede de Ribatua, no dia 24 de Fevereiro de 1837 e faleceu em 1918.
O Povo conserva na memória os seus primeiros passos “O pai dele era ferreiro e só vivia da arte. Tinha uns bocadinhos de terrenos (poucos) e uma casinha pobre.
Seu pai, como nem sempre tinha dinheiro para carvão, mandava-o às cascas de pinheiro para a forja.
O miúdo precoce levava sempre uma faca de cozinha com ele e ficava por lá muito tempo a fazer bonecos das cascas. E a mãe ia-o lá chamar porque demorava muito “que viesse depressa para o pai acender a forja!”
Então uma vizinha, uma das primeiras professoras de S. Mamede de Ribatua, vendo os bonecos dizia aos pais “que deviam mandar o filho para a escola de Belas Artes, no Porto, que podia sair um bom escultor”.
E a mãe respondeu a essa vizinha: “que era muito pobrezinha e não tinha posses para o mandar”.
A amiga encorajou-a: “se quisesse mandar tinha lá família para o meter”. A senhora arranjou tudo e ele ficou na História.
Salvaguardando qualquer incorrecção histórica da narração, importa realçar a espontânea e a precocidade do Escultor que nela se exaltam.
Ainda sem escola de escultura, o menino-prodígio já esculpia estátuas de Senhores-dos-Passos e Nossas Senhoras da Soledade. “Para o bom trabalhador qualquer ferramenta basta”, diz o ditado e não me restam dúvidas que o sublime Escultor o personificou, pois com a ferramenta desajustada do tio espingardeiro produziu trabalho de valor.
Obras suas, pelo menos atribuídas pela tradição, enriquecem o espólio de igrejas próximas, revelando a sua elevada qualidade de santeiro: S. Mamede de Ribatua, Castanheiro do Norte, Alijó e Amieiro.
O escultor descendia de família humilde, de artificies de habilidade invulgar em múltiplos domínios.
O pai, ferreiro e músico, não sentia dificuldade em trabalhar mesmo como carpinteiro ou marceneiro. Para ele o fabrico de instrumentos (em metal ou madeira) não o perturbava.
O avô também se defendia dignamente na vida, trabalhando como tanoeiro e torneiro.
José Joaquim Teixeira Lopes estudou, mais tarde, com M. da Fonseca e Jouffroy, na bela cidade de Paris.
Do conjunto da sua obra, destaco a estátua equestre de D. Pedro V, na Praça da Batalha, no Porto (1862), e a do Conde Ferreira.
Como justo prémio da sua arte foi condecorado com o grau de Cavaleiro (Ordem de Cristo).
Em S. Mamede deixou as obras já referidas.
In: “Monografia de S. Mamede de Ribatua”
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Funicular pode ser alternativa à ferrovia no Tua - JN (03/10/2010)
Barco também pode substituir linha submersa pela barragem.
Um funicular entre a foz do rio Tua e a barragem, uma travessia fluvial e o aproveitamento da linha ferroviária não submersa constituem um dos planos alternativos de mobilidade à Linha do Tua proposto pelo Governo. A viabilidade está em estudo.
Esta foi uma das ideias que estiveram em cima da mesa, ontem, no Museu do Côa, na primeira reunião a juntar todas as partes interessadas no processo de construção da barragem do Tua, entre Carrazeda de Ansiães e Alijó, mas que abrange também os concelhos de Murça, Vila Flor e Mirandela.
A criação do aproveitamento hidroeléctrico vai submergir os últimos 16 quilómetros da via-férrea, cortando definitivamente a ligação por comboio entre a Linha do Douro e Mirandela. Ontem, os cinco autarcas voltaram a reivindicar a uma só voz a criação de uma agência de desenvolvimento regional e uma alternativa de mobilidade à linha do Tua.
"As propostas que estão em cima da mesa agradam aos autarcas, resta saber a sua viabilidade financeira, quer na vertente de investimento quer na de funcionamento", sintetizou no final do encontro, o secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, realçando a hipótese do funicular, que a ser realidade iria ter cerca de dois quilómetros de extensão, e da travessia do vale em barco até à estação da Brunheda.
Para os autarcas, todas as possibilidades estão em aberto. "Pode ser o modelo A, B ou C. O que nós queremos é que satisfaça a mobilidade diária das populações e que seja atractivo do ponto de vista turístico", sublinhou o edil de Alijó, Artur Cascarejo, falando em nome dos cinco.
Humberto Rosa também deixou claro que a agência de desenvolvimento regional reivindicada pelos presidentes de Câmara "vai mesmo existir". E está mesmo "esperançado" que tal venha a ser uma realidade ainda este ano.
Esta agência é vista pelos cinco presidentes de câmara como fundamental para "mudar o paradigma da construção de barragens". "Que não seja apenas um investimento virado para o aproveitamento hidroeléctrico, mas que também promova a coesão territorial e o desenvolvimento económico das populações afectadas", vincou Cascarejo.
FONTE:
Jornal de Noticias (03-11-2010)
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
GRUPO DRAMÁTICO RIBATUENSE SUBIU AO PALCO DO TEATRO MUNICIPAL DE ALIJÓ
![]() |
| Grupo Dramático Ribatuense, no Auditório Municipal de Alijó. |
Tratou-se do regresso ao Palco de Alijó, de um dos mais antigos grupos de teatro do Concelho. O Dramático Ribatuense, conta com largas dezenas de anos de tradição na arte dramática e, São Mamede de Ribatua, sempre foi conhecida pelas encenações que realizava, especialmente pela época das suas festas populares. Desta feita, o Grupo trouxe duas pequenas comédias a Alijó. A peça “Uns Comem os figos…” trata dos amores e desamores de Laura que é vítima de um casamento arranjado por sua tia, com um primo rico da província. O pretendente tem, no entanto, tanto de rico como de ridículo. Vale a esta situação a intervenção sábia da criada, para que tudo se resolva de acordo com os desejos da noiva contrariada. Quanto à peça “Uma casa de doidos”, torna-se rocambolesca a vontade de um escritor que procura material para escrever uma “obra-prima” num hospital psiquiátrico. Contudo, sem o saber, entra numa casa de família e as situações cómicas sucedem-se até à descoberta do mal-entendido. Mais uma vez, o Teatro Auditório recebeu o Grupo Dramático Ribatuense para um serão agradável, contando para o efeito com uma plateia que compôs a sala para aplaudir estes artistas amadores, que não deixam morrer a tradição da arte da representação no Concelho de Alijó.
FONTE:
http://www.cm-alijo.pt/noticia/149
Subscrever:
Mensagens (Atom)


































