VISITANTES

terça-feira, 3 de maio de 2011

BANDA DE RIBATUA RECEBE DISTINÇÃO NACIONAL

Ministra da Cultura atribuiu a Medalha de Mérito Cultural a esta filarmónica pelo trabalho de mérito desenvolvido ao longo de mais de dois séculos 

foto

A Banda Filarmónica de S. Mamede de Ribatua, no concelho de Alijó, foi distinguida, no passado sábado, com a Medalha de Mérito Cultural, entregue pela ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas.

Com mais de dois séculos de trabalho ininterrupto, esta filarmónica tem dado um forte contributo para a formação de muitos jovens, que dão os primeiros passos na banda e decidem aprofundar os conhecimentos em escolas superiores de músicas. O gosto pela música leva outros a enveredarem por uma carreira profissional nesta área. “Há muitos profissionais no Exército, em Orquestras, há maestros que compõem e todos tiveram origem na banda”, enaltece o presidente da direcção da Banda Filarmónica de S. Mamede de Ribatua, João Cruz.
Com a atribuição deste galardão, Gabriela Canavilhas enaltece que pretende homenagear o trabalho de todas as bandas, que têm desenvolvido um trabalho notável em prol da formação musical. “É uma actividade centenária, que envolve milhares de músicos. Para além disso, são centros de formação musical de grande importância e ainda são as principais escolas de música em meios onde não existem conservatórios e escolas oficiais”, enaltece a governante.
Para dignificar o trabalho dos músicos que integram as filarmónicas, Gabriela Canavilhas anunciou que o PS vai propor na Assembleia da República a criação do Dia Nacional das Bandas Filarmónicas. Além disso, a ministra da Cultura também pretende instituir um prémio bianual para distinguir a melhor banda a nível nacional, bem como criar um programa de encomendas a compositores para as bandas filarmónicas, dando um novo impulso musical a este sector.

30 elementos aprendem a tocar instrumentos na Escola de Música e são o futuro da Banda de Ribatua

Com cerca de 50 músicos, a banda de Ribatua gravou, recentemente, o segundo CD, com um reportório variado e moderno, de forma a abranger um público alargado. Além disso, esta colectividade também já marcou presença em eventos de grande importância no estrangeiro, como é o caso do Festival Internacional de Bandas em Barcelona (Espanha) ou da presença junto da comunidade de Nova Iorque (Estados Unidos da América).
A nível nacional, esta filarmónica marca presença em romarias tradicionais de qualidade, mas também participa em concertos, destacando-se o espectáculo, marcado para o próximo mês de Junho, na Casa da Cultura do Porto.
Com 211 anos de vida, esta banda é comandada por um jovem. Valter Palma é o maestro da Filarmónica e da Orquestra Juvenil da Escola de Música da Banda, desde Outubro de 2009.
Aliás, é a Escola de Música garante o futuro da filarmónica. Actualmente, cerca de 30 alunos aprendem a tocar diferentes instrumentos, orientados por cerca de 10 professores, que são recrutados no seio da própria banda.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

MINISTRA DA CULTURA CONDECORA A BANDA DE S. MAMEDE DE RIBATUA COM MEDALHA DE MÉRITO CULTURAL

Esta banda reconhecida pelo seu empenho na educação musical através da sua escola de música, divulgadora de cultura durante mais de dois séculos, recebeu a Ministra da Cultura que ficou encantada com o desempenho musical dos seus músicos com idades compreendidas entre o 9 e os 70 anos. Durante o seu discurso, Gabriela Canavilhas afirmou que na próxima legislatura será proposta a criação de um Dia Nacional de Bandas Filarmónicas, de forma a reconhecer o papel que estas têm a nível cultural, social e local, bem como a instituição de um prémio bianual que distinga a melhor banda do país. A entrega da Medalha de Mérito Cultural decorreu na IV Feira da Laranja e dos produtos da Terra, certame que está a tornar-se uma referência regional, com a procura desta iguaria, reconhecida por muitos, como a melhor Laranja a nível Nacional. Esta beneficia do microclima das encostas do rio Tua, tornando as suas características muito específicas. Artur Cascarejo agradeceu à Ministra da Cultura pela distinção à Banda de Música de São Mamede de Ribatua e considerou-a justa pelo papel que esta tem desempenhado ao longo a sua existência. Agradeceu ainda à Ministra a sua deslocação à região do Douro, e em particular ao Concelho de Alijó, aproveitando para convidar Gabriela Canavilhas para uma futura vista ao nosso concelho.

FONTE:




BELEZAS DA MINHA TERRA

Minha terra tem belezas
Que noutras terras não há
Encantam quem por cá passa 
E que por Divina graça,
Só se encontram mesmo cá.

Os seus laranjais em flor
Alcandorados nas fragas
Como quem namora o rio
Da varanda dum condor,
Abrindo sobre ele as asas
Num constante desafio.

Tem dois rios a seus pés
Que lhe conferem grandeza
Qual deles o mais formoso
O rio Tua e o Douro
Como um valioso tesouro
De luxuriante beleza.

Os socalcos de vinhedos
Guardam eternos segredos
Do seu vinho generoso
No mundo inteiro famoso.

A Banda, já bicentenária,
Criou fama o seu rufar,
E muita gente acredita
Que nesta terra bendita
Que é S. Mamede Ribatua,
Até as pedras da rua…
Sabem tocar!

Parabéns à Banda
E à festa da laranja!!!

São Tomé

Ministra da Cultura propõe criação do Dia Nacional das Bandas Filarmónicas

A ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, atribuiu este sábado a medalha de mérito cultural à Banda de Música de São Mamede de Ribatua, no concelho de Alijó, e defendeu a instituição do Dia Nacional das Bandas Filarmónicas.

A ministra viajou de propósito à aldeia de São Mamede de Ribatua para distinguir esta banda que desenvolve actividade de forma ininterrupta há 211 anos em “prol do desenvolvimento musical, do lazer e da coesão social”.

O objectivo foi ainda “dar um sinal” de que o Ministério da Cultura “está atento ao movimento e à dinâmica das bandas filarmónicas” e que “reconhece a importância deste sector na dinamização musical” do país.

Por isso mesmo, anunciou que, na próxima legislatura, que o PS, seja Governo ou não, vai propor na Assembleia da República a criação do Dia Nacional das Bandas Filarmónicas e a instituição de um prémio bianual que distinga a melhor banda do país.

Gabriela Canavilhas quer ainda criar um programa de encomendas a compositores para que estes componham novas músicas que tragam também um “novo impulso” a este sector.

Esta é uma actividade centenária que, segundo a ministra demissionária, envolve milhares de músicos em todo o país que se espalham por cerca de mil bandas filarmónicas e fanfarras.

Para além disso, acrescentou, “são também centros de formação musical de grande importância”.

“Durante muitos anos foram as principais escolas de música do país e ainda são. É claramente um sector de grande importância ao qual eu entendo que o Ministério da Cultura deveria ter uma atenção especial”, sublinhou.

Este sector tem estado, de acordo com a governante, “um pouco sobre a alçada do INATEL e ainda não foi assumido como algo que o Ministério da Cultura deveria tutelar”.

“Do meu ponto de vista, não só por ser música, mas também por conhecer muito bem este meio, eu entendo que esta devia ser uma área que o Ministério da Cultura deveria cuidar melhor, orientar, promover e proteger”, frisou.

“Radiante” com a distinção ficou o maestro da Banda de Música de São Mamede de Ribatua, Valter Palma, de 25 anos e há ano e meio a dirigir cerca 60 músicos, entre os nove aos 70 anos.

Valter Palma referiu que, apesar de antiga, a banda faz um constante esforço para se adequar aos novos tempos, introduzindo novas músicas no seu repertório, com a realização de concertos, como o que vai acontecer em breve na Casa da Música, mas continuando a participar nas tradicionais romarias, festas de aldeia e cerimónias religiosas.

Depois da música, a feira da laranja. Em São Mamede de Ribatua, Gabriela Canavilhas aproveitou ainda para visitar a IV Feira da Laranja, onde cerca de 20 expositores vendiam a laranja colhida nas encostas do Tua.


FONTE: