A Linha do Tua é uma linha da rede ferroviária portuguesa em bitola métrica (via estreita), que liga a estação do Tua (partilhada com a Linha do Douro) à estação de Bragança, numa distância total de 133,8 km. A linha encontra-se actualmente em funcionamento apenas no troço Cachão - Carvalhais, numa distância de 16 km.
METRO DE MIRANDELA
Após o conturbado processo de encerramento do troço Mirandela - Bragança, dividindo-o em dois troços entre as localidades de Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Bragança, que se arrastou entre Dezembro de 1991 e finais de 1992, a Câmara Municipal de Mirandela assumiu um projecto audacioso da reabertura de parte desta via encerrada. Desta forma, nascia em 1995 o Metropolitano de Superfície de Mirandela, aproveitando 4 km de via encerrada, entre as estações de Mirandela e de Carvalhais, assumindo assim o lugar do 2º Metro de Portugal. Aproveitando as duas estações mencionadas atrás, mais o antigo apeadeiro de São Sebastião, foram criadas adicionalmente as paragens de Tarana, Jacques Delors e Jean Monet. A par dos nomes das automotoras que compunham a frota inicial do MM, Lisboa, Paris, Estrasburgo e Bruxelas, os nomes das estações novas (excepção feita à de Tarana) pretendem ser uma homenagem à União Europeia, que financiou todo este projecto.
O seu propósito original foi o de garantir aos estudantes do pólo do ensino superior sito em Carvalhais um transporte mais fácil. Com o objectivo de estender este conceito aos alunos de outros níveis de ensino, e população em geral, foi desde logo projectado um acordo para uma rede de Metro entre o Cachão e Carvalhais, algo que nunca veio a acontecer. O troço entre a estação de Mirandela e a estação do Tua é actualmente explorado pela CP com colaboração do Metro de Mirandela, circulando as unidades pertencentes a este último.
Sem comentários:
Enviar um comentário