VISITANTES

segunda-feira, 18 de abril de 2011

PASSEIO NO TUA JUNTOU CERCA DE 80 PARTICIPANTES

À semelhança de outros locais onde estão a ser construídas e projetadas barragens, designadamente no Sabor, estas duas instituições acharam que seria necessário desenvolver esta atividade de pedestrianismo, com o intuito de levar as pessoas a (re)descobrir a paisagem do Vale do Tua. Como é sabido, com a construção da barragem de Foz Tua, o vale vai ser parcialmente submerso. Esta foi a forma encontrada pelas entidades locais para levar as pessoas a realizar uma última visita ao vale que sempre conheceram, mas que vai agora encetar uma viragem para um futuro de desenvolvimento regional, nomeadamente com a criação de muitos postos de trabalho, benefícios nos impostos locais (derrama) e o surgimento de uma Agência de Desenvolvimento Regional, que pretende investir no terreno contrapartidas cedidas pela EDP, pela instalação da Barragem na Foz do rio Tua. No que diz respeito a este passeio, a concentração deu-se às 8.30h da manhã de domingo, junto à ponte rodoviária que liga o distrito de Vila Real ao de Bragança. Ali, os participantes seguiram de autocarro até à aldeia de Castanheiro. Seguiu-se uma caminhada desde a aldeia até à foz do rio Tua. Passámos por estações abandonadas, encerradas com portas de betão, denotando a falta de uso a que a diminuição da população nesta região as votou. Passámos por encostas arrepiantes, vertiginosas e plenas de beleza. Observámos um rio impetuoso que serviu moinhos que já só possuem a carcaça de tempos passados. No final da caminhada, os participantes eram unânimes e todos diziam que o tempo tinha sido bem empregue na descoberta do vale e no registo na memória de cada um desta jornada.







1 comentário:

  1. O povo é quem mais ordena, diz a canção de José Afonso que serviu de simbolo para a revolução do 25 de abril (revolução dos cravos). No que refere à barragem de Foz-Tua, o povo local nem sequer é consultado. No fundo, o povo é sempre ignorado. Vota mas nem sequer sabe em quem nem porquê, porque manipulado!

    "Drôle de democratie"
    Je suis un fervent patriote et defenseur de notre culture. En France depuis 40 ans, je n'ai pas cessé d'oeuvrer en faveur de notre communauté et de notre langue. Chaque jour qui passe, et au vu des évènements, mon patriotisme perd de son importance et cela me désole.

    Como continuar a manter o meu afecto à patria onde nasci se tudo o que se passa e se faz é contrario ao meu ideal. Deixem esse vale como ele é....

    ResponderEliminar